CONSTRUTORES DE UMA NOVA ERA

No Meu Mundo Interior, exploramos a nova era e o desenvolvimento humano. Compartilhamos jornadas, conhecimentos e experiências que visam colaborar com o crescimento pessoal e coletivo. Junte-se a nós nessa busca por um mundo mais consciente e transformador, onde cada um pode contribuir para a nova terra.

MENSAGENS DE MENTORES

5/8/20245 min read

people holding shoulders sitting on wall
people holding shoulders sitting on wall

Ao longo da história tem ocorrido diversos períodos que chamamos de eras ou idades e que se caracterizam por mudanças nos diferentes aspectos da sociedade humana e do planeta. Por exemplo transformações sociais, formas de poder, mudanças políticas (como impérios, repúblicas, democracias, etc.), inovações culturais (nas artes, na religião, na filosofia, etc.), eventos marcantes históricos e geológicos assim como desenvolvimentos tecnológicos. Esses períodos tem sido classificados por número de milênio ou de século, posições de constelações no céu, uso especifico de um material ou descoberta, ente muitos outros sistemas.

E agora, nos tempos atuais, estamos numa era? o que poderíamos dizer que está acontecendo?
Podemos dizer que uma nova era está começando!

A nova era que está começando se manifesta em várias formas da natureza e da psiquê, porque ela é um “fluxo energético”, e ele está indicando que é momento de reflexões e mudanças profundas. Isso porque esse início desse novo momento trará rigores, desafios que deverão ser enfrentados. Assim, os resultados desses desafios podem se tornar coisas construtivas no seu próprio caminho ou podem trazer muitos bloqueios.

A decisão é como você vai lidar com isso.

people walking on street between commercial buildings
people walking on street between commercial buildings

Sinais de uma nova era estão aparecendo por toda parte, e isto é independente da crença, do tipo de afinidade ou da sensibilidade que se tenha, ficando quase impossível negar o que está acontecendo. Como já dissemos, ela se manifesta em diversas formas diferentes, e não precisamos restringir essas formas, desde que, cada vez mais fica mais claro que os humanos são seres cheios de complexidades e grandiosidades, assim como suas relações em sociedade e a sua interconexão com o planeta que habitamos.
Embora ao longo da história tenham sido feitas abordagens parciais para facilitar a compreensão destes fatos, o mais adequado é sempre tentar ressignificar e trabalhar com uma visão mais completa do ser humano, ou seja, com uma visão holística.

Conceitualmente, um “fluxo” é o movimento contínuo de algo que segue um curso. A “energia”, de uma maneira geral, seria a capacidade que um corpo, uma substância ou um sistema físico têm de realizar um trabalho ou realizar uma ação. Assim, a expressão “fluxo energético” nos remete a pensar que diversas coisas e situações estarão acontecendo e seguindo um curso, apontando numa mesma direção evolutiva.

O fato não é se este fluxo energético é bom ou ruim. Ele nunca é bom nem ruim em si mesmo, ele faz parte de um contexto e pode apresentar diversas características, e isto pode gerar polaridade nas opiniões. Este fluxo podemos considerar como sendo uma substancia igual de um ponto ao outro, então se você vai se posicionar num extremo ou no outro extremo, ou se vai buscar o equilíbrio, é isso que realmente faz a diferença.

Estar num extremo ou estar no outro, não é a questão de isso ser bom ou ruim, é como você equilibrará essas coisas na sua vida, esses aspectos na sua jornada, e que isso esteja de acordo com a sua vibração energética, a sua maneira de ser, o seu entusiasmo.

Lidar com as dificuldades não é fácil, é necessário ter atitude. São as atitudes que fazem parte das ferramentas que precisamos para sair adiante. Precisamos treinar e persistir nelas, pois podem ser naturais em nós, mas podem ser adquiridas também.

Temos a “coragem”, que é a firmeza para enfrentar uma situação que seja emocional ou moralmente difícil, e a “resiliência” é a habilidade de enfrentar e superar obstáculos na vida, e que pode incluir ciclos de se recobrar, recuperar os ânimos, e ciclos de adaptação.

silhouette photography of person
silhouette photography of person

Todos nascemos com uma assinatura pessoal, que tem a ver com as nossas maneiras, nossas aptidões, nossos gostos, e indicam a nossa jornada na terra em potencial, e em qualquer linguagem que você quiser falar, seja ela religiosa, holística, científica, todas as linguagens poderão falar dessa mesma coisa, cada uma a seu modo. Esta assinatura que podemos chamar de vibração energética ou assinatura energética.

E você carrega as atitudes, vai ter a coragem para ser um construtor dessa nova era?

Ou você vai continuar se escondendo em sombras?

Essas sombras podem estar tanto no seu inconsciente a nível psicológico como podem estar também gravadas em níveis mais sutis como seu espírito.

Esse fluxo energético que estamos falando, ele vem do Uno, e afetará a todas as coisas, na mesma direção, seja de que prisma que você queira olhar. E não há como fugir disso, ou você é um construtor ou você se esconderá. Então você pode pensar no que acredite, na sua fé e isso tem que lhe trazer coragem, ou você pode pensar em algum avanço cientifico que promova a coragem, a coragem de iniciar um novo tempo, é disso que estamos falando.

selective focus photography of light bulb
selective focus photography of light bulb

Podemos considerar que existirão plataformas, as quais são estruturas, meios, conjuntos de ideias ou propostas, que podem estar alinhadas com esse fluxo. À princípio, todas as áreas do conhecimento podem ser áreas em sintonia que venham a complementar e tenham apelos sociais e ambientais, e que carreguem sentidos como sustentabilidade, compartilhamento, eficiência, integração, humanismo, coletividade, entre muitos outros.

Nós mesmos podemos estar em sintonia com esse fluxo estando imersos e operantes em todas essas áreas.

Não é sobre coisas, é sobre pessoas, almas, espíritos, sobre nosso ambiente.

Ao longo da história, das diferentes eras, sempre houve pessoas que a pesar das dificuldades demostraram as grandes potencialidades humanas e encontraram incríveis soluções sempre que munidos dos valores e das vontades certas.

Devemos abandonar tudo que remonta a erros do passado, principalmente aqueles que se baseiam na exploração do nosso semelhante. É a reforma individual transformando o coletivo, é o contrário de reformar o coletivo para transformar beneficiando apenas alguns indivíduos.

As almas, foi o motivo de grandiosos antepassados terem vivido o que viveram, por nós, assim como nossos pais, nossos ancestrais, todos os esforços sempre foram para um novo futuro melhor, é o princípio do que é transcendental.
Muita paz, luz e coragem na sua jornada!